quarta-feira, 26 de maio de 2010

82(Coréia) + 010 4972 4228

Podem anotar o numero aí de cima e guardar com muito carinho. É o meu telefone daqui da Coréia e clarooooooooooooooo que como eu sei que nenhum dos meus amigos tem outra amiga morando tão longe assim, eu espero sim que de vez em quando meu telefone toque.
Sim, já sei que é caro! Mas, uma vez no mês já está bom e se todos vocês me ligarem serei uma pessoa feliz pois irei sempre estar falando com alguém. Que tal????
Se não der para manter um contato constante eu aceito pelo menos receber uma ligação de 15 segundos no dia do meu aniversário, pô, agora melhorou né? Passou de uma vez no mês para uma vez no ANO QUE VEM! Ou seja, não tem mais desculpa e quem não me ligar no dia entra direto para minha lista negra da boca do sapo!!!! :o)

Então, voltando as curiosidades da pitoresca Gwangyang, semana retrasada fui a um banheiro por aqui e quando entrei em uma
das cabines me deparei com mais uma daquelas parafernalhas que esse povo ama. A novidade fica do ladinho do vaso, parece um rádio e se chama Etiquette Bell. Muito curiosa, eu apertei o botão e veio um som de descarga super alto e escandaloso. Eu não tive reação... Fiquei olhando aquilo e apertei de novo e claro comecei a rir. Por que motivo, dentro de um BANHEIRO teria um aparelho que imita som de descarga??????????
Aí depois de uns segundos veio a luz! O povo aqui é tãooo preocupado com a tal etiqueta (daí o nome do aparelho) que para evitar incomodar os vizinhos da cabine do lado com aqueles “punzinhos” indesejáveis, basta apertar o aparelho e assim ninguém escuta nada além do barulinho da descarga que ele emite.
Hahahahahahhaa, é ou não é bizarro?????






Enfim, saindo do banheiro e falando de algo mais legal.... outro dia estava conversando com uma amiga que dá aulas de inglês em escolas daqui e ela me disse algo que fiquei super chocada. Nos últimos três anos de escola os adolescentes encaram uma rotina de estudo pesada. Nos dois primeiros anos eles estudam de segunda a sábado, de 7 as 11 (da noite!). Ok, isso já é bizarro mas depois fica ainda pior. No último ano, que aqui também é o ano para eles se prepararem para entrar na faculdade eles estudam de domingo a domingo, de 7 as 11. Aí você pergunta: Mas e a família? E o resto das coisas da vida? Bem, elas ficam para depois que você entrar na faculdade... Eles tomam café da manhã, almoçam, jantam TUDO na escola. Raramente eles vêem a família pois com esse horário não tem como a não ser que seja de madrugada e também não fazem aquelas coisas normais de cinema, festinhas e tal... Tudo isso, porque aqui na Coréia funciona mais ou menos assim: Tem muita gente desse lado do mundo e o país é um pouco maior que duas vezes o tamanho do Rio de Janeiro (e uma população etsimada em 49 milhões), resultado, os melhores empregos SÓ vão para pessoas que estudaram nas faculdades top-phoda da Coréia.


Logo, para conseguir esses bons empregos tudo começa ainda na escola e eles ficam nessa loucura por 3 anos, porque no final vale a pena entrar em uma faculdade top e sair de lá já gerente (é verdade isso) de alguma empresa top.
Eu sempre que andava na rua percebia que os adolescentes eram diferentes.... as meninas de 15 anos com mochilas da Puca (??????????) e tênis de Hello Kitty e os meninos a mesma coisa: usando umas mochilas de bichinho, coloridas, tudo meio infantil sabe?
No início achei que eles eram gays mesmo mas depois de observar melhor deu par perceber que eles ainda conservam uma ingenuidade, uma inocência que eu achei que não existisse mais nessa idade, afinal de contas eles vivem para estudar!
Aí me senti mal porque eles na verdade não tem nada de tão anormal nesse comportamento, dadas as circunstâncias que eles vivem... ao contrário ( na verdade anormal é uma
criancinha de 7 anos dançar o créu).
Os namoradinhos aqui, por exemplo, tem uma mania que reflete essa coisa boba de ser: Eles têm mania de usar a mesma roupa. Ou eles usam a mesma blusa apenas mudando o tamanho (tipo blusa de malha, vide o casalzinho aí do lado) OU eles usam aquelas blusas de botão da mesma estampa! Ahhh, e o tênis também, dos dois está sempre combinando (O amor é lindo mas isso eu acho cafonice mor!!!)









Então, é isso... vou dormir que já estou com sono e amanhã tenho um dia cheio! Depois das Teoria das filas o que tira meu sono é o Equilíbrio de Nash - aquele matemático de Uma mente brilhante, que inventou um troço que eu preciso da ajuda da Wikipédia para explicar, sente só:

" O Equilíbrio de Nash representa uma situação em que, em um jogo envolvendo dois ou mais jogadores, nenhum jogador tem a ganhar mudando sua estratégia unilateralmente.
Para melhor compreender esta definição, suponha que há um
jogo com n participantes. No decorrer deste jogo, cada um dos n participantes seleciona sua estratégia ótima, ou seja, aquela que lhe traz o maior benefício. Então, se cada jogador chegar à conclusão que ele não tem como melhorar sua estratégia dadas as estratégias escolhidas pelos seus n-1 adversários (estratégias dos adversários não podem ser alteradas), então as estratégias escolhidas pelos participantes deste jogo definem um "equilíbrio de Nash".


(Pausa para o grito de desespero)




Continuando......





Vi um dia desses uma apresentação com uns tambores típicos daqui muito legais! Vale a pena para quem se interessar ver pelo youtube (http://www.youtube.com/watch?v=UzY897Kop1s). Os caras além de tocar fazem uma dancinha super bacana e eu fiquei completamente hipnotizada vendo e ouvindo (Repara na pessoa com uns penachos na cabeça).






Outras fotos:

- Viagem de trempara o Jardim Botânico e Nami Island:

6 comentários:

  1. Filha,
    Amei a descarga da etiqueta, é tudo! Quase morri de tanto rir imaginando a sua cara.
    Quanto as jovens, qualquer dia desses esta moda tá chegando por aqui, mesma blusa, mesmo tênis achei bem legal.
    Como sempre, amei ler as novidades e ver suas fotos sem falar da apresentação dos tambores típicos, é 10!!!!
    Bjs e Te Amo.

    ResponderExcluir
  2. É MANU.A isso é que eu chamo de enriquecimento cultural. Poder conhecer de perto os modos viventes de um povo. A ingenuidade dos adolescentes,por exemplo,levaram-me aos anos 60, quando comecei a me interessar pelo sexo oposto. E lá se vão 60 anos!!Hoje, no Brasil, a ternura e docilidade, nos fazem ver as criancinhas dançando os Reboleixom da vida..Bjs.Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Tô precisando de um etiquette bell desses, hein??? HUAHAUHAUAHUAHAUHA

    bjuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  4. Oi! Descobri seu blog pelo o da Fê Costa, do Viaggio Mondo e adorei! Nunca pensei que a Coréia fosse de uma diversidade tão grande, e eu nunca tive interesse por ela, agora tenho! Também adorei o post sobre o Camboja que está na minha lista de lugares pra visitar, mas como a passagem do Brasil pra lá está na casa dos 5 mil complica um pouco, haha. Espero ansioso por mais ;)

    ResponderExcluir
  5. Matheus,
    Legal que vc gostou!! Estou no início da jornada por aqui e ainda vai ter muitaaaaaaaaaa coisa pela frente.
    Como eu tenho uma rotina meio louca aqui (faço mestrado) não tenho como ter uma periodicidade mto certa nas postagens mas ainda essa semana sai uma nova.
    Vamos trocando figurinhas das experiencias!

    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Olha eu aqui pra mais uma visita!

    Cara, tu não tem noção das gargalhadas que esse teu post me arrancou com a descarga-etiqueta-nada-discreta, hehehe. Mas é uma ótima invenção que substituiu a tradicional torneira aberta, hahaha. Achei interessante a dedicação que os jovens têm em estudar para estar entre os melhores. Para você vê o que a necessidade não faz, né? Acho que a solução por aqui é investir no ensino profissionalizante. Os nossos jovens são muito alienados, passam longe dessa inocência caracterizada por personagens dos desenhos que eles tanto idolatram...é triste constatar isso!

    Mudando de assunto, whada fuck is Equilíbrio de Nash??? Haja googleadas para entender esses conceitos! Mas você consegue porque é esforçada amiga! Adorei as fotos, mais uma vez, o que era aquela cachorro bicolor? Pobrezinho...rs!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...