segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ahhh, Itália....

A Itália é assim, quase um Brasil na Europa e até a lingua nem é taoooooo dificil de entender se eles falarem devagar. O clima estava perfeito (meados de julho), sol de Rio de janeiro em fevereiro, muito gellato de morango (meu favorito) e lugares que são um "must go" para todo mundo que gosta nem que seja um tiquinho de historia.



O Coliseu foi nossa primeira parada, quem não entra lá e não pensa logo no Gladiador? Apesar de alguns "pedaços" faltando, ele é apoteótico. Voce entra e imagina aquela imensidao de gente gritando diante das sanguinolentas exibições com os escravos que faziam o espetaculo para o Imperador.
Vale a pena gastar bastante tempo tirando mil fotos, fazendo mil poses, lendo as informações e apenas olhando e imaginando como que era aquilo tudo cerca de 2 mil anos atras!!!! Uffa... tem muito história no lugar.

Em seguida, o Palatino que ficam ao lado do Coliseu vale uma visita. MAS, tem que estar preparado para andar porque é gigante! Embaixo de um sol de qse 40 graus então, parece que o lugar não acaba nunca!!! Hahahaha. Lá, o que resta são apenas resquicios pois nenhum predio tem mais 70% ainda de pé, mas nem precisa, pois a imaginacão ali age de com a velocidade da luz e da para dar uma viajada olhando tudo que um dia fez parte de um dos maiores Impérios do mundo.

Basicamente em Roma da para se virar a pé, se tiver disposição. O Vaticano é o único lugar que tem que ser de metro mas de resto, com um tenis confortavel e muita água da para chegar em todos os lugares caminhando. E a melhor parte é que entre um ponto turístico e outro sempre se passa por uma praça (eles amam as "Piazzas"!!), uma fonte ou algum monumento bonito pelo caminho que rende umas 10 fotos! hahahaha. Minha parada inesperada mais bonita em Roma foi a Fontana Del Tritone de noite.
As luzes dao um efeito todo romantico ao lugar e vale a pena ir. Saindo da Fontana de Trevi para pegar o metro mais próximo, nao tem erro de achar.



Falando em Fontana de Trevi, nos resolvemos chegar la ainda de dia e ficar ate cair a noite pois fica ainda mais lindo ainda. Alem disse descansar o pé, pegar um ventinho e observar as pessoas.... foram qse 5 horas sentada, e não trocaria por nada, foi maravilhoso! (Alem de tudo, tem q jogar a moedinha e fazer um pedido - mas eu fiz varios, hahaha).

















Dia seguinte fomos para o Vaticano, um passeio que mesmo para os não catolicos vale a pena (Sim, conheci gente que me disse: Ahhh, nem vou. Nao sou católica e nao aguento mais ver Igreja em Roma). Ignorância total, porque o Vaticano não é um ponto turístico de católicos e não é sobre religião apenas.... o museu do Vaticano é um dos mais ricos do mundo, com obras de arte que valem a pena ser admiradas. Eu nao sou chegada em olhar quadros e estatuas por 5 horas e analisar a anatomia, simetria e etc... não to falando disso.
Muito menos sou daquelas que adora museu, não sou! Acho que pode ser muito chato e cansativo mas o do Vaticano merece uma visita. E a capela Sistina é simplesmente de tirar o folego de qualquer Ateu e de tirar lagrimas de qualquer um. A sensação que dá ao olhar a pintura é que elas estão pulando fora do teto, parece 3D. E dessa vez, contrariando minhas linhas anteriores dá para passar HORAS olhando cada detalhezinho feito por Michelangelo pois cada vez que se olha, acha-se uma coisa nova. 5 Estrelinhas nesse pit stop*****, vale muito a pena ir!


Mas a visita não acabou ai, saindo do Museu fomos na Basílica de Sao Pedro, ai minha gente, não tem jeito: para cada lugar que se olhe tem alguem caindo no chororo. Dessa vez é sim sobre religião, pois a energia da Igreja, a luz, os monumentos, tudo, são emocionantes, perfeitos e inesquecíveis!
Não tem como não se emocionar vendo a imensidão do lugar. É exatamente isso, a igreja deixa qq pessoa tonta com tanta informação e beleza.
5 ***** aqui também, tem q ver pessoalmente!





Na manha seguinte, para refrescar fomos passear pela praças da vida em Roma: Praça de Espanha (Piazza de Espagna) e Praca Del Popolo (Piazza Del popolo). Essa última era cohecida na época por ser o lugar onde as corridas de cavalo aconteciam, é redondinha e com um mirante lindo que nos dá uma vista maravilhosa de Roma. Perto dela tem o centro de perdição, o antro, o horror dos cartões de credito: Via del Corso, a melhor rua de shoping que ja fui ate hoje!!!!!! Hahahhahaha.

A outra praça que eu escolho como minha favorita é a Piazza Navonna (a de Espanga é linda e ótima para sentar e ver o dia passar masssssssssss essa é cenario de filme com a fonte no meio, que coisa linda!!!!!!). Uma praca cercada de bares, restaurantes, vendedores ambulantes e artistas de rua...passamos a tarde inteira la e queríamos passar mais. Também tem que passar a tarde e esperar chegar a noite, pois fica ainda mais linda!




Os dias seguintes foram ainda perfeitos: Florença, Veneza, Cascia! Mas isso eu conto amanhã.... pois é muita emoção junta! hahaha









Beijos

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Nihao!! Again....

É tudo uma questão de gosto...Shanghai impressiona pelos arranha céus e riqueza, já Beijing pela cultura escancarada em todos os lugares possíveis. A cidade, porém é bem mais desorganizada que Shanghai: mais suja, mais poluída e MUITO mais lotada de gente - se é que isto é possível!!
Como estava no verão, achei que ia ser um caos pois dizem que o verão de lá é tipo o nosso: sol, sol , sol! Mas que nada.... estava chuva, chuva, chuva.... Passear no sol é ruim mas na chuva é estressante ao cubo, ainda mais quando você precisa estar em um lugar lotado o tempo todo.


Ainda sim, Beijing para mim é um dos lugares que valeu mais a pena até então. No meu primeiro dia fiz aquele passeio clássico de turistona: fui ver os pandas!! Aahhhhhh, q fofos!!! Penas que alguns passaram o dia todo dormindo, mas dava para ver eles de barriguinha pra cima fazendo umas gracinhas de vez em quando. Juro que deu muita vontade de levar para casa, aliás essa é com certeza uma reação generalizada pois eles são animais extremamente cativantes (Sou suspeita porque amo todos mas o PANDA é especial..). Claro que chegar perto deles não foi assim lá essas facilidades, era a chinesada querendo o mesmo (claro, eles são a atração do Zoo), japonês, Coreano, uma brasileira e uma americana (a amiga que estava comigo) dando várias cotoveladas para ver os fofuchos de perto. Consegui tirar umas fotos legais, tá tudo lá no Picasa!


Em seguida fomos para um mercadão mara no meio da cidade que foi o único lugar que não sei o nome, rsrsrs. Uma rua fechada, cheia de lojas em ambos os lados com tudo que você pode imaginar: Comida, computadores, souvenirs, roupas, etc etc etc... nesse ninho de mafagafa eu encontrei umas das maiores iguarias chinesas: escorpião no palito!!! ÓBVIO que eu nao experimentei, mas quis chegar perto e tirar umas fotos.... cara, para piorar ainda mais os bichos ainda estavam vivos, PQP!!!!!!!! Como assim???
Eu fiquei parada na frente da tenda uns minutos para ver se alguém se tarevia mas nada.... não teve nenhum chinezinho ou turista que sequer chegasse muito perto.


Nesse mesmo dia fomos em um mercado chamado "Silk Market". Um prédio com várias lojas (tipo quiosques) espalhadas pelo andar. Uma total perdição pois lá é o paraíso das falsificações!!!! Você encontra de tudo que imaginar, falsificado! Bolsas são apenas um detalhe, tem tênis, bonés, camisa da Tommy, camisa da Polo, scarpins de grifee etc etc etc. O preço é uma atração a parte. Eles te falam 800 chineses yuan e no final dá para chegar a 100!!! Isso mesmo, cerca de 20 doláres por uma bolsa que você jura que é Channel de verdade. Eu não comprei nada porque como ainda estava na minha primeira semana de viagem, queria guardar espaço na mala mas vale muito a pena ir lá e gastar uma graninha, SEMPRE negociando tudo antes pois eles te dão um preço mais do que super hiper ultra faturado.


Dia seguinte, fomos em um templo bem interessante chamado "Temple of Heaven" ou, Templo do céu.
Este foi um dos lugares mais sagrados na Dinastia Ming-Qing pois serviu como um complexo de sacrifícios para os imperadores e tem altares que simbolizam o céu, o sol, a terra e outros elementos que representam as forças da Natureza. Foi uma pena eu ter ido no final da tarde, pois ouvi dizer que de manha várias pessoas vão a esse templo praticar Kung fu. O templo é considerado único por conta dos arredores... as árvores que te levam até ele são seculares e dão um ar especial no caminho ao Templo.


De noite fui em uma área de shoppings (de novo) muito legal chamada Qianmen. Uma rua fechada, prediso iluminados, cheia de lojas e do lado um complexo de comidas e etc.. eu não comi lá, óbvio... passei os meus 7 dias de China comendo no KFC (exceto um café da manhã) pois sinceramente fiquei com medo do que poderia vir dentro da minha comida depois de ver os escorpiões, rsrs.


O terceiro dia tinha tudo para ser o mais especial.... mas não! A chuva castigou e eu tive que no meio do caminho comprar uma capa de chuva amarela linda de morrer para pode continuar andando. Fomos para uma praça chamada Tiananmen. A praça mais especial de Beijing pois lá se encontra o museu Nacional, a Cidade Proibida e o Mausoléu do Mao Tse tung. A praça em si foi construída em 1651, sendo o portão para a Cidade Proibida e mais tarde - em 1950 - foi expandida se tornando a maior praça do mundo (mais ou menos 60 campos de futebol e espaço suficiente para suportar 500 mil pessoas!!!!!!!!!!!!). Mais tarde, prédios que nos lembram o comunismo rigoroso que a China viveu anos antes ainda estão de pé e conservados... é impresionante ficar no meio da paraça comtemplando tudo. Olhar os prédios me deu uma sensação de voltar no tempo pois se eles falassem, com certeza contariam coisas bem bizarras.


Eu não estava interessada mas acabei entrando no Mausoléu do meu amigo Mao... ainda bem que entrei! A fila demorou cerca de UMA HORA (na chuva) mas valeu muito a pena. Ao entrar, passamos por uma revista super criteriosa, máquinas não entram no prédio e te mandam sair se acharem algo. Daí entramos e mais fila até chegarmos na sala principal. Nesta sala tem uma estátua de Mao Tse Tung gigante, sentado na cadeira com um sorriso meio Monalisa. Em frente, pessoas deixam flores e fazem a referência com a cabeça. No meio de tudo isso, centenas de câmeras e seguranças para todos os lados, isso porque o melhor ainda está por vir. Na sala seguinte podemos ver o corpo do Mao (ele foi embalsamado) em uma enorme redoma de vidro e com uma grande estrela vermelha em cima. É rápido... não te deixam parar para ver, mas foi interessante ver o poder que aquele corpo tem sobre os chineses. TODOS se calaram, os olhos grudados redoma e mais e mais referências com a cabeça.


Em seguida fomos para a tão falada "Cidade proibida". Por sorte o complexo não foi incendiado na invasão de britânicos e franceses em 1860, em vez disso, eles preferiram queimar o antigo "Summer Palace", que ainda está lá mas não tão bem conservado.
Ninguém, além do imperador, sua família e empregados selecionados podia entrar no conjunto de prédios do palácio, daí o nome " Cidade Proibida".
Ela foi construída entre 1400 e 1420, destruída, saqueada e renovada milhõesss de outras vezes. O que vemos hoje é o resultado da última reconstrução, no século 18. É surreal o tamanho do lugar... andar tudo, com calma toma fácil mais de 5 horas! Eu acabei pegando um dia ruim... tava chovendo e ainda sim o lugar tava lotado! Dizem que essa é uma das construções mais impressionantes pelo tamanho e de fato é! Cerca de 200 empregados foram usados para construir tudo que vemos e eu sinceramente acho que 20 anos ainda foram pouco para tudo que tem lá e pela riqueza dos detalhes.


Mas o dia mais esperado estava por vir! A visita a Grande Muralha da China! Antes claro, o tour nos levou (a não ser que você alugue um carro, não tem como chegar lá de outro jeito) para as Tumbas Ming, as tumbas dos imperadores e que fica fora de Beijing. Isso quer dizer, menos gente e bemmmm mais tranquilidade. Apenas duas tumbas foram abertas ao público, nós fomos na Changling. Essa foi a primeira a ser construída e levou 2 anos para ser restaurada e aberta a visitações. A visita é rápida mas dá para ver em volta a parte do verde que ainda cerca Beijing... é bem bonito.


Seguimos então para a Grande Muralha. Impagável!!! É considerada o monumento mais impressionante já construído pelo homem junto com as pirãmides do Egito e é mesmo! A razão da construção era proteger a cidade de invasões mas isso na verdade nunca aconteceu pois sempre era encontrado um lugar onde a muralha não continuava e assim, os inimigos conseguiam entrar na cidade. Fato é que quando a gente olha, dá a impressão que não tem fim. Os primeiros degraus são os piores, eles não são regulares, cada um tem um tamanho e espessura. Sem contar que essa parte é lotada de gente para todos os lados... MAS, graças a Deus cada vez que você sobe, essa quantidade de gente vai diminuindo... diminuindo.... eu coloquei a meta de subir 1 hora e meia e chegar no meu máximo. Eu suava por tudo que era parte do meu corpo, mas quando eu olhava para trás e via aquela imensidão eu queria subir mais e mais.
Chegou uma hora que eu pensei: "Não aguento mais, acho que vou desmaiar!" mas parei para contemplar a vista e fiquei alguns minutos ali parada, silêncio, sem ninguém perto de mim...
Foi uma experiência inigualável!! Continuei subindo, minha cabeça estava fazia, nem na dor eu pensava mais, só queria aquela sensação de tranquilidade comigo mais um pouco.
Sem romantizar mais do que já fiz, subir a Muralha é algo que todo mundo precisa fazer!!!! É sério... eu sai de lá outra pessoa, renovada. Uma coisa muito difícil de explicar mas maravilhosa de sentir. Foi uma pena eu estar com um grupo pois minha vontade era de ir até aonde as pernas davam, o fod* é pensar na volta né?? Hahahahaha
Esse é um lugar que quero voltar um dia, de verdade!
O dia acabou aí, pois depois da escalada não deu para fazer mais nada!!!
E o último dia também foi especial. Fomos no Summer Palace, Lama Temple (legal mas eu já estava numa que não aguentava mais ver Budas) e no complexo Olimpico.
O Summer Palace é o maior e mais completo jardim imperial da China e um exemplo de luxuoso estilo dos Imperadores com construções que começaram em 1153 com o portão principal e em seguida, em 1644 o palácio em si foi construído como um presente do Imperador Qianlong - Dinastia Qing - para o aniversário de sua mãe. Ele foi destruído e reconstruído diversas vezes, mas o que podemos ver hoje tem uma data recente da última reconstrução, em 1903.
Apesar do total sobe e desce de escadas o Palácio é maravilhoso e por ser perto do lago, dá uma refrescada no verão. Para variar é GIGANTE mas um "must go" se estiver em Beijing.
Para finalizar, o complexo Olímpico é legal de vistar para ver de perto o Ninho do pássaro e o Cubo de Água. Infelizmente hoje em dia eles não tem tanta utilização assim para o esporte.... o Cubo anda meio que abandonado e o Ninho, no inverno é feito de pista de patinação no gelo para crianças (Apenas lembrando, a China sequer foi para Copa, então dápara entender porque o estádio virou um elefante branco).
Uffaaa, ccho que foi muita informação de uma vez só né?? Hahahaha
Semana que vem tem meu último post, sobre a Itália!!! :o))

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...