sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Na terra do verdadeiro chocolate! Nhamiiiiii

Existe alguma coisa melhor que Diamante Negro ou Alpino? Bem, depois de visitar a Bélgica você vai dizer que TEM SIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Bem alto e estridente para todo mundo ouvir! :o)

A Bélgica é linda mas o melhor é com certeza o chocolate!!! Meu Deuzzzzzzzz, que coisa mais deliciosa!! Derrete na boca e tem um gostinho que desculpe amigos, barra qualquer coisa que você tenha comido antes com o nome de chocolate, hahaha.

Mas claro que além do choc, o país é incrivelmente lindo! Minha primeira parada foi Antuérpia, uma cidade cerca de 1 hora e meia de Rotterdam que merece uma visita.
Eu só tive um dia para ver a cidade mas foi suficiente para apreciar a beleza, comer váriossss waffles de nutella e tirar muitas fotos! A chegada na estação de trem já nos reserva a melhor parte: a estação em si! Conhecida como uma das mais lindas da Europa por conta da linda e rica arquitetura.Construída entre 1895 e 1905, e lembra uma catedral quando vista de dentro com uma cúpula maravilhosa toda de vidro e metal que nos faz esquecer que se trata"apenas" de uma estação de trem.
Saindo da Estação o lance de novo é andar para ver as coisas, pois tudo é pertinho... nossa primeira parada foi o mercado popular que estava rolando naquele dia e acontece uma vez a cada ano chamado "Grote Market" (Eu tentei ver nomes em português mas não achei nenhuma tradução que ficasse decente), onde fica o coração da cidade, com inúmeras construções antigas tais como a prefeitura e outros prédios residenciais em volta. Demos sorte de ver a tal feira que tinha no dia pois tinha um aspecto muito especial: TODOS os vendedores estavam vestidos com aquelas roupas de antigamente, como se a feira estivesse acontecendo na época de principes e etc...


Andando a esmo passamos pelo "Steen", um castelo que fica na entrada do centro da cidade se você está vindo do rio Scheldt. Esse nome aí esquisito - Steen - significa pedra em Holandês pois foi um dos primeiros castelos de pedra construídos na época, quando tudo era muito mais de madeira.
Além disso, andamos pelas inúmeras praças e fomos no maravilhoso museu dos Diamantes (que por razões óbvias não pode ser fotografado) já que a cidade foi por muitos ano conhecida como o centro do mundo para compra e venda das pedrinhas...


A segunda parte da viagem foi anda na Bélgica (mas não no mesmo dia) para a cidade que eu considero uma das mais lindas que já fui na vida: Bruges. Uma linda pequena cidade medieval também chamada de "A Veneza do norte" por conta dos canais que de fato lembram muito os venezianos... a idéia é: ir em Bruges é como voltar no tempo e não existe pessoa que pense o contrário. A cidade que foi fundada pelos Vikings no século 9, tembém tem uma praça central considerada a melhore representação da arquitetura medieval é ainda o centro administrativo da cidade e fica também ao lado da praça "Burg", linda para tirar fotos, sentar, comer algo e depois pedir um chocolatezinho quente! (Assim como Antuérpia, nessa praça principal é onde tem o mercado da cidade - tipo umas feiras de tudo um pouco). Romântica e aconchegante, Brugges é um dos lugares mais lindo que já visitei! :o)

O "Minnewater", lago que fica na entrada da cidade, é maravilhoso para andar e ter uma vista geral da cidade. Vários gansinhos branquinhossssssssssss ficam nadando de um lado para o outro, muito fofo!!!

Uma das mais importantes igrejas da cidade é a chamada "Capela do Sangue milagoroso", construída no século 12 e preservada até hoje (apesar das mudanças de estilo ao longo dos anos, de Romanesco para Gótico) e contém um santuário lindo dedicado ao sangue sagrado e peças datadas dos séculos 12-13, muito legal a visita!

É isso... acabo com a Bélgica por aqui. A próxima parada é em Vienna e Berlim.... daí finalmente chegamos na Coréia de novo :o)



As fotos:

Beijos!



sábado, 9 de outubro de 2010

Na terra do queijo e dos tamanquinhos de madeira!

A ida para a Holanda veio na hora certa pois depois de uma semana e meia, bateu saudades da Europa (hahahaha, muito blase né??) e de suas facilidades para conhecer lugares lindos, comer bem e etc. Ainda que a viagem tenha tido como principal propósito o estudo e não férias - a minha faculdade é holandesa, então o intercâmbio de um mês faz parte do programa - sempre sobra um tempinho para gente andar por aí e ver coisas novas.
E foi isso que consegui fazer administrando bem meu tempo entre estudo, provas, lazer e viagens e que irei contar aqui nos próximos posts:o)

Na holanda eu consegui vistar Amsterdam, Delft e Roterdam (onde fiquei), Na Bélgica: Antuérpia e Brugge e por dois finais de semana que não tive o tão amado "dever de casa" na faculdade eu fui ainda mais longe: Berlim e Vienna!
Alguns lugares eu vou dedicar posts especiais, outros, com comenários menores recebem minha atenção igual no Picasa, com fotos e comentários.

Então, preparados?? Este é um voô direto para Kinderdijk e o piloto informa que em cerca de 5 segundos você vai estar chegando na Holanda... 5...4...3...2...1!!!!!




Kinderdijk é uma Vila na Holanda que fica cerca de 15 km de Roterdam e onde foram construídos em 1790 centenas de moinhos de vento com a finalidade de agir como um sistema de drenagem pois grande parte do país encontra-se abaixo do nível do mar. Foram considerados em 1997 pela UNESCO como Patrimônio Histórico Cultural e realmente muito bonitos de se ver SE o dia está ensolarado, porque daí a gente tem o contraste das águas do rio, céu e todo o verde em volta.
É um dos mais visitados pontos da Holanda mas não espere uma atração de chorar de emoção, hahahaha. É bonito, fofo, parece cenário de filme mas só. Viu os moinhos o passeio acabou porque em volta não tem absolutamente nada para se fazer além disso.

Rotterdam, a cidade onde fiquei foi uma cidade completamente bombardeada pelos alemães na Segunda Guerra mundial (um dos motivos pelos quais Holandeses e Alemães tem uma relação bem pior do que nós e os hermanos argentinos) e sobrou apenas 20% da cidade de pé. Isso quer dizer que, aquele cenário típico holandês, casinhas fofas e etc não fazem parte de lá. Os prédios são super modernos, o centro da cidade cheio de lojas ultra novas e um sistema de transporte de dar inveja a qualquer grande cidade que já vi (Rotterdam tem 319 km2 - DETALHE BÁSICO: Cabo Frio tem 400 km2 , ou seja, a cidade é bem pequena mas com infra-estrutura de gente grande).
Basicamente o único prédio que ficou de pé e conservado até hoje foi a prefeitura, bem no meio da cidade e perto de onde ficam os bares, restaurantes, boates, estação de trem e etc.
Esse aliás é a grande sacada da cidade... restaurantes de tudo que é lugar do mundo, inclusive brasileiros e vários bares que viram um boatezinha depois das 10 da noite. Como Rotterdam tem a faculdade que é considerada uma das melhores da Europa, além de muitas outras, a noite também é super legal e atende a todos os gostos. Sem contar os colírios que ficam circulando por lá, para homens e mulheres.... os holandeses são considerados as pessoas mais altas do mundo e também muito bonitos (e são), as muheres bem vestidas e os homens meio... meio... gays.... MAS é apenas o estilo europeu de ser né?? hahahaha.

Como a cidade tem um dos maiores portos do mundo e o maior da Europa, eu tive a sorte de estar lá em ocasiões para ver como a cidade usa isso como a sua bandeira principal. O World Port Days é um dia dedicado aos portos e a cidade pára em função disso. Todo mundo que tem um barquinho vai para a área onde o evento é feito, que tem diversos quiosques com equipamentos para navegação, atração para as crianças, navios para visitação, submarinos e muita comida gostosa!! :o) Tais como a famosa batata com maionese (comi váriasssssss).

Porém claro, que a atração maior da Holanda é outra: Amsterdam!!! É realmente imperdível diante da beleza dos canais , arquitetura e muitassss biclicletas espalhadas por todos os cantos.

O ideal é conhecer tudo a pé também pois as coisas são bem pertinho um das outras. O famoso Red Light District fica perto da estação, que fica perto das ruas de compra e perto de alguns museus. Como qualquer outra pessoa, tive que ir lá para ver de perto essa famosa rua.... bem, nada de mais, além de 500 mil sex shops e show de sexo ao vivo. Achei algumas coisas desnecessárias de se ver tão explicitamente e fato que não é um lugar que pede uma segunda visita. É ir para matar a curiosidade mesmo mas ao mesmo tempo é sair de lá rápido porque eu como mulher não acho uma atração imperdível ver outras semi-nuas em uma vitrine.... ainda sim, essa rua é o lugar mais visitado da HOLANDA (bizarro!!), porém apenas por turistas. Conversei com meus professores sobre o local e um deles, com 47 anos me disse a pérola: Nunca fui lá! Fiquei passada e ele me explicou: a Red Light é mais para turista ver de perto essa coisa da prostituição liberada, assim como as drogas, mas não é motivo de super orgulho como ponto turístico e menos lugar que um holandês pensa em desperdiçar tempo para tirar fotos (até porque não pode) ou passar a tarde ou noite.
Mas Amsterdam está longe de ser só isso!! O Museu do Van Gogh, Anne Frank (emocionante!!), o passeio pelos canais com os barquinhos que custam apenas 15 euros, os mais diversos tipos de comida, as compras (A-D-O-R-O!) e o tão famoso passeio de bicileta (confesso: não fiz! O povo de lá pilota aquilo como se fosse uma moto, correm muitoooo!! Fiquei com medo de pagar mico, cair, bater e achei melhor deixar para uma segunda oportunidade) fazem a cidade inesquecível e imperdível!!
Eu fui 3 vezes lá, mas não dormi em nenhuma.. passava apenas o dia e voltava pois estava apenas 40 minutos de distância e isso foi mais do que suficiente para ver as coisas principais e simplesmente andar sem rumo pelas ruas.
Ahhhh, uma curiosidade da Holanda em geral: as lojas fecham entre 6 e 6 e meia, ou seja, comprou ótimo, não comprou deixa pra próxima porque os vendedores te explusam (literalmente) da loja e se você tenta entrar em umapor volta de 15 para 6 (e a loja fechar as 6) eles nada educadamente te mandam sair. Bem, esse é um ponto destacável da Holanda, em lojas, restaurantes, correio, qualquer tipo de comércio o atendimento a cliente é PÉSSIMO! Os próprios professores nos avisaram para não ficar surpresos com isso, que não era nada pessoal ou preconceito por sermos imigrantes, é fato mesmo, eles não tem muita paciência ou cordialidade com clientes. Meu exemplo diz tudo: estava na estação e precisava saber apenas a hora que o trem ia sair pois não estava achando em lugar nenhum. Dai, cheguei em um dos guichês e perguntei: Olá, bom dia, você pode me informar a hora do trem tal? Com uma cara de muito mal amada a mulher respondeu: esse guiche está fechado! Aí eu, lesada não tinha captado a msg e continuei: ahh, desculpe, eu na verdade não quero comprar não, apenas queria tentar saber.... TCHANAN, ela me interrompeu e disse: Este guiche está fechado, eu não falo mais com a senhora. E virou as costas para mim!!!!!!!!!!! Hahahhaa, eu fiquei tão passada que demorei uns minutos para entender... daí peguei uma senha, entrei na fila e 3 minutos depois fui chamada advinha por quem???? Pela senhora simpática, que ainda de um mal humor total me respondeu sem
olhar na minha cara e ainda jogou o troco no balcão.... afffff, ainda bem que estou mais zen depois de morar aqui porque a vontade foi de dar muita porrada!!! :o))))))

Em uma outra tarde depois das aulas fomos todos passear em Delft, uma mini-Amsterdam e meu lugar favorito na Holanda. É pequeno (ainda menor que Rotterdam e lindo como AMS!!). Fomos na Catedral da cidade e jantamos em um lugar maravilhoso com uma comidinha ótima!!
A Holanda não é o lugar mais barato do mundo para se comer, mas dá para achar lugares BBB (bons, bonitos e baratos) se procurar bem.
Tem ainda muitaaaa coisa para contar, mas as fotos vão dizer tudo!! :o)

Próximo post sobre Antuérpia e Brugge!! Lindos lindos!!



Fotos:




Beijos!

domingo, 3 de outubro de 2010

Florença, Veneza e Cascia....

Decidimos tirar 3 dias na viagem para conhecer os lugares imperdíveis na Itália (tem muitos, mas esses estão na lista de top 10): Florenca, Veneza e Cascia (essa última estava na minha lista pessoal pois é a cidade onde tem a Igreja de Sta Rita de Cássia - de quem sou devota, assim como o corpo dela, preservado ao lado do altar em uma linda redoma dourada).

Começamos por Florença, uma cidade pequenininha mas linda! Para ter uma idéia, aqueles famosos onibus turisticos que passam pelas partes mais visitadas da cidade leva apenas uma hora para percorrer tudo, logo, não é nenhuma missão impossível conhecer a cidade toda em um dia, com disposicao e muita agua para andar. Fomos de manha cedo, de trem para aproveitar o dia e pegar o maior número de atrações possíveis aberta.
Pegamos o ônibus para ter uma idéia geral da cidade que parece ter parado no tempo. Basta olhar a foto abaixo e entender porque...




Os prédios seguem todo o mesmo padrão e temos a impressão de estar olhando uma pintura. Paramos na Praça de Michelangelo para admirar a cidade com a vista que dizem ser a melhor de todas (a da foto) pois conseguimos ver a famosa cúpula de Brunelleschi e a Basilica de Santa Maia Del Fiore, além do canal que pega quase a cidade toda. Nessa praça tem uma réplica da estátua de David e a verdadeira pode ser encontrada na Galeria Dell' Accademia - não fomos lá por conta da fila mas acho que vale muito a pena!!
Simplesmente achar uma rua e seguir andando é maravilhoso em Florença.... os bares, os restaurantes, as ruas estreitas, as casas são lindos de se apreciar e guardar na memória. Tudo a pé e da para visitar: A Basílica de Santa Croce, Praça Signoria e o Palácio Vecchio. Entre uma coisa e outra vários gellatos, passeio pela rua de pedras Murano que são feitas ali pertinho em uma ilha chamada Murano e para acabar o dia a Basilica de Santa Maria
- que quando chegamos já estava fechada e é meu grande motivo de querer voltar em Florença. De fora, a Basilica parece uma casinha de bonecas... as cores verde, branca e tijolo realçam todos os detalhes da construção que tem inúmeras imagens na parte exterior, é lindo lindo d+!!


Saindo de Florença e ido para o paraíso dos apaixonados.... Veneza!!! Eu me sinto na obrigação de ir avisando que ir em Veneza sozinha deprime...hahahhaa. Mas é verdade! Os casais estão em TODOS os lados, falando todas as linguas possíveis e imagináveis! Sem contar que ir em Veneza é um grande teste, especialmente para as mulheres: chorou, ok, pessoa normal, não chorou pode contar que é uma monstra pois não tem como olhar aquelas construções, o canal, e não pensar nos filmes de princesa, serenatas e bla bla....

Pegamos um dia lindo, o que ajudou muito para passear e ver a cidade mas também por isso estava tudo lotado! Chegamos no ponto principal da cida
de, a Praça de San Marco, onde também fica a basílica de San Marco e os famosos pombinhos de Veneza para se alimentar - muita gente odeia, mas uma foto com eles faz parte!! Eu tenho a minha!!hahahaha.
Em seguida fomos sem rumo pelas ruelas para ver as casas e achar uma gondôla disponível... bem, a gente queria um normal mas o que achamos foi um verdadeiro gondoleiro de filme: gato, simpático, fez preço especial para nós, contava as histórias do lugar por onde passávamos e ainda cantava, EM ITALIANO (É, nessa hora deu vontade de cortar os pulsos) várias músicas românticas, com direito a paradinha e tudo. Foi perfeito! Tem foto dele no meu blog, logo, quem quiser tenta achar o Deus Italiano para ver como é vale a pena!! :o)))
No final da tarde fomos passear e Murano, uma outra ilha cerca de 45 minutos de Veneza e bemmmmm mais tranquila e vazia para passear. Basicamente é a mesma coisa: canais, canais, canais... mas é muito legal para comprar souvenirs e relaxar no final da tarde do calor que faz em Julho.




Dia seguinte fomos para Cássia... era uma promessa minha antiga ir na Igreja de Santa Rita para agradecer pelas coisas que aconteceram comigo este ano e principalmente agradecer pela minha família - a coisa mais importante que podemos ter na vida.
Fiquei quase 4 meses sem encontrar meus pais e estava contando os dias por esse encontro! Estar com eles de novo me fez ver como é importante aproveitar cada minutinho, estar junto, dizer quanto gosta para depois guardar os momentos de felicidade com a gente para sempre.
Tudo que eu sou hoje e tudo que eu consegui foi por causa da dedicação, carinho, amor e de certa forma privações que meus pais passaram por minha causa e eu sou grata a Deus por ter me dado a chance de nesta vida, poder estar perto dessas duas pessoas não apenas especiais, mas brilhantes, essenciais para minha vida, honestas, amigas, batalhadores e as pessoas que mais amo nessa vida!!!!!!!!!! :o))

A foto aí do lado é para dizer mais uma vez que estou com saudade e que não vejo a hora do reencontro, para poder repetir muito mais vezes esse jantar delicioso que tivemos em Roma!!!! AMO VOCÊS!!!!!!!!

E finalizando as férias, que agora só voltam ano que vem, passei a minha última semaninha em Londres. Londres é sem dúvida minha cidade favorita na Europa... as cores, as luzes, as pessoas, as roupas, os bares, o metro, a organização, enfim... tudo me deixa maravilhada!!! rsrsrs. Porém, devo admitir que não é uma cidade como Roma ou Paris... nem de perto! Tem uns lugares legais para se ver e tals mas eu me arrisco a dizer que em poucos dias você mata tudo, incluindo os museus. De qualquer forma eu amo a cidade, amo o clima (cinza) e amo simplesmente estar em Londres, olhando a arquitetura, os carros, os taxis pretos e sempre quase sendo atropelada quando atravesso a rua, hahahahahaa.
Fotos especiais de lá também estão no meu blog mas para deixar todos com água na boca coloco aqui minha favorita: a London Bridge, um dos meus pontos favoritos!!! :o)




Semana que vem eu já estou de volta, e advinha???????????? AINDA na Europa, um mês inteirinho de Holanda e os tamanquinhos de madeira!!! :o)


FOTOS:



Beijoss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...